Mito de surgimento: Possíveis origens dos alargadores
Você já parou pra pensar qual a origem dos alargadores?! Por incrível que pareça, esses adereços que a nossa loja carrega o nome já estão presentes em diversas culturas há muitíssimo tempo! Bem como em diversas tribos indígenas em várias partes do globo.
À primeira vista, alguns historiadores acreditam que os primeiros alargadores surgiram no Egito antigo. Porém é tudo teorizado, uma vez que não existem muitas evidências encontradas, somente buracos na orelha em esculturas de faraós.
Origem dos alargadores: mito indígena
Nas tribos indígenas, principalmente as brasileiras, os contos de origem estão presentes até os dias de hoje, sendo recontados para as crianças que carregam sua cultura no intuito de repassá-la para as próximas gerações.
Essa daqui é uma das lendas indígenas de um povo do mato grosso que fala sobre a celebração da perfuração da orelha, contada da seguinte forma:
Kamukuaká, era um ser belo e poderoso que surgiu antes da criação do mundo e dos homens. Ele não tem pai nem mãe, e por isso não tem umbigo. Certo dia ele decidiu furar suas orelhas e promoveu uma grande festa em sua aldeia.Mito de criação indígena dos alargadoresTweet
Significado para os povos antigos:
Por mais que usemos esses adereços em sinal de beleza e estética hoje em dia, alargadores surgiram com outro significado!
Você já deve ter visto alguma imagem de um índio com um pedaço de madeira alargando os lábios, certo?! Então, no Brasil existe uma etinia chamada Kayapó em que as pessoas com maior dom oratório, ou seja, aquelas que falam melhor, têm os maiores alargadores.
Para eles, assim como para algumas outras tribos, o alargador é sinal de poder, de hierarquia. Além disso, era também uma estratégia acústica para ouvir e falar melhor!