As melhores dicas para escolher um bom body piercer

Você sabe quais são os critérios para escolher um bom body piercer? 

Muitas vezes optamos pelo que cobra mais barato e não pensamos na própria segurança.

Não é que o mais barato vai fazer um trabalho ruim, mas a questão é que não devemos nos preocupar somente com preço. Afinal, é a nossa segurança que está em jogo.

A verdade é que precisamos garantir que o profissional Body Piercing siga alguns padrões de qualidade. E, isso não é barato.

Veja a lista de coisas e equipamentos que um bom profissional  precisa e deverá ter em seu estúdio:

O que um body piercer precisa para começar a perfurar

Reprodução: Canva

Até estar apto a perfurar, o body piercer precisa passar por diversos passos. Esses passos vão desde os cursos preparatórios à aquisição de equipamentos biosseguros.

Para entender melhor, separamos em tópicos alguns dos critérios que concluem a formação de um body piercer.

Cursos preparatórios

O mundo da modificação corporal está sempre se atualizando. Diariamente, várias novidades surgem a respeito da segurança dos clientes, das melhores e mais confortáveis formas de perfuração, novas tendências, e por aí vai.

Dito isso, é importante que um bom profissional sempre busque cursos para se preparar para situações adversas durante seu atendimento.

Muitos piercers começam suas carreiras em estúdios, aprendendo com profissionais experientes, mas outros optam por fazer cursos, sejam eles presenciais ou à distância, para terem um direcionamento por onde e como começar.


E, lembre-se, body piercers adoram se mostrar eficientes e preparados! Por isso, sempre repare nas paredes do estúdio ou em suas redes sociais se eles deixam a mostra seus certificados de qualificação ou de atualização em técnicas, isso faz toda diferença..

Higiene do estúdio é fundamental

O local que o procedimento será realizado irá lhe dar um bom panorama de como o profissional cuida de suas ferramentas de trabalho e, por consequência, das perfurações que faz. 

Um local limpo, higienizado e desinfetado é um grande diferencial no atendimento uma vez que muitas doenças são adquiridas em contato com superfícies contaminadas, o que colabora para a contaminação cruzada. 

Segundo a ANVISA, contaminação cruzada é a transferência de microrganismos patogênicos entre alimentos, superfícies, utensílios, equipamentos ou pelo próprio profissional que manipula suas ferramentas de trabalho. 

Todo estúdio de body piercing terá material contaminado como sangue e secreções o tempo todo. Por isso, é importantíssimo se atentar ao estado de higiene do local. Paredes, maca, vestuário do profissional, entre outros, deverão se apresentar da melhor maneira possível. 

Uma curiosidade interessante é que os estúdios de modificação corporal não podem ser varridos.

Na verdade, nenhum método de higiene a seco pode ser usado, tendo em vista a propagação de poeira para os equipamentos.

Para a limpeza do chão de um estúdio, o correto a se fazer é usar um esfregão ou pano úmido.

perfuradora iniciando um piercing
Reprodução: Canva

Higienização das mãos (antissepsia das mãos)

Algo que você não pode deixar passar despercebido de maneira alguma é a forma com que o profissional higieniza as mãos antes da perfuração.

De acordo com a OMS, 70% das infecções ocorridas em ambientes hospitalares podem ser evitadas com a higienização correta das mãos.

Apesar de não ser um hospital, estúdios de body piercing lidam diretamente com a saúde de seus clientes. Por isso, é importante que antes de qualquer procedimento seja feita a antissepsia correta das mãos.

O que é antissepsia?

A antissepsia é um procedimento que consiste em uma higienização intensa que tem como objetivo a redução do número de microrganismos vivos que residem na nossa pele.

O modo mais comum de antissepsia é através dos sabonetes antissépticos. Aqueles que são vendidos em farmácia e prometem eliminar todos os germes e bactérias.

No entanto, o melhor modo de antissepsia é realizado com a clorexidina a 2%, um composto em forma de spray que elimina fungos e bactérias e possui ação bacteriostática, inibindo a proliferação delas enquanto estiver ativo na pele.

Quer saber mais sobre a higienização das mãos? Acesse a cartilha “Segurança do paciente em serviços de saúde: Higienização das Mãos” criada pela ANVISA clicando aqui. 

A higiene do profissional também é importante

Reprodução: Canva

Além do ambiente e das mãos, o body piercer também precisa estar higienizado! Ou seja, antes de começar o procedimento, o profissional precisa seguir alguns procedimentos como o uso de luvas e touca no cabelo.

Dica: Praticamente todo body piercer tem redes sociais para divulgar seu trabalho. Você pode acessar o perfil dele e dar stalkeada. Ver as publicações, os destaques, acompanhar de fato a rotina do profissional.

Ferramentas e manutenção

Para fazer uma perfuração, o profissional precisará de diversas ferramentas, tais como pinças, cateter, entre outros. 

É de extrema importância que essas ferramentas estejam sempre em perfeito estado visando a saúde e bem estar do cliente. 

Um dos aspectos mais importantes é o uso de ferramentas de aço inoxidável. Ele é fácil de limpar, possui propriedades antibacterianas, não enferruja e é resistente a altas temperaturas, o que possibilita sua esterilização na autoclave. 

O uso de ferramentas em inox é importantíssimo, principalmente para não enferrujar. Se for usada uma pinça enferrujada, por exemplo, você pode pegar tétano e precisar de intervenção médica.

Por isso, sempre observe o estado de conservação dos materiais usados pelo body piercer. E a qualquer sinal de ferrugem, se recuse a dar prosseguimento no procedimento.

Esterilização do equipamento e joias

Alguns profissionais possuem os aparelhos de esterilização e fazem por conta própria, enquanto outros já pagam laboratórios para fazer isso por eles, e não há um jeito melhor que o outro.

Essa escolha vai, principalmente, do investimento financeiro que o profissional pode colocar. 

Seja como for, o importante é que a esterilização seja feita na autoclave e com envelopes hospitalares de grau cirúrgico.

Por isso, sempre verifique se as agulhas são novas. O lacre das agulhas deverão ser retirados em sua frente – RECUSE AGULHAS JÁ ABERTAS!

Também verifique se os piercings estão muito bem esterilizados, lacrados e envelopados, como a foto abaixo.

Piercing Lacrado em envelope de grau cirúrgico

Só use joias de perfuração pratas e sem strass, pois são os únicos modelos que suportam o calor da autoclave e os mais fáceis de limpar.

Os riscos de usar materiais não esterilizados são vários: desde DSTs a doenças infecciosas (como caxumba, por exemplo).

Barreira de proteção biológica

Você já se perguntou por que as coisas são embrulhadas em plástico filme em um estúdio de tatuagem? O nome desse procedimento é barreira de proteção biológica, e visa impedir a contaminação direta dos equipamentos e superfícies.

Dentro do estúdio, todos os equipamentos utilizados no procedimento precisam dessa barreira, e isso inclui a maca, os borrifadores, o banco do profissional, entre outros.


A barreira de proteção biológica é importante para evitar a contaminação cruzada, que é a transmissão de vírus ou bactérias dessas superfícies para alguém, como dito antes.

Ficha de anamnese

Ficha de anamnese é um formulário que o cliente deve preencher colocando informações sobre sua saúde. 

É lá que você vai falar sobre seus hábitos alimentares, hábitos e rotinas diárias  e rotinas diárias, as doenças e alergias que possui.

Essa ficha é importante para o profissional saber quais materiais ele deverá utilizar e quais as recomendações você terá que seguir durante a cicatrização

Além disso, é a única comprovação de que ele assumiu o risco de fazer a perfuração em você – Por isso, nunca minta em uma ficha de anamnese. Só você sai perdendo.

Durante o preenchimento da ficha de anamnese, são coletados os dados pessoais (nome, rg, telefone, nascimento) e anexado uma cópia do documento a ficha. 

Em seguida, a entrevista parte para os dados a respeito da saúde do cliente. Aqui, é importantíssimo que o piercer fique sabendo de todas as doenças que você possui para saber se está apto a perfurar ou não.

Em alguns casos, como pessoas portadoras de diabetes e cirurgias recentes como abdominoplastia, é necessária uma aprovação médica para que a perfuração seja feita. 

E, por fim, o cliente irá assinar a ficha afirmando estar ciente dos cuidados a tomar durante a cicatrização.

Reprodução: Canva

Importância da ficha de anamnese

Para exemplificar a importância da ficha de anamnese, vamos criar dois cenários:

Você é diabético e quer colocar um piercing. 

Ao preencher a ficha de anamnese, o correto será o profissional te pedir uma autorização médica, para saber o estado da sua saúde e fazer o piercing em segurança. 

Caso você minta, pode acontecer sangramento excessivo, inflamação na região ou até mesmo quelóides devido aos níveis elevados de glicemia. 

Em um outro cenário, você é um fumante e quer colocar piercing na língua. 

Para colocar o piercing você irá receber orientações direcionadas aos seus hábitos de fumantes e precisará passar alguns dias sem fumar.

Agora que você já sabe da importância da ficha de anamnese, não cometa o erro de omitir qualquer informação durante o preenchimento. 

Por não sabermos do que se trata, temos o hábito de apenas marcar que não temos nenhum tipo de doença para finalizar rápido, mas, nesse caso, a ficha de anamnese pode te salvar de uma fria!

Como deu para perceber, o trabalho de um body piercer não se resume somente a perfuração.

Existem várias coisas que ele precisa fazer para ser legalizado a te atender, e essas que mostramos são apenas algumas das muitas obrigações para atuar de modo seguro e seguindo os padrões de segurança da vigilância sanitária.

Além disso, ainda há alguns profissionais que têm outras despesas como aluguel do espaço e gastos rotineiros para o bom funcionamento do espaço. Portanto, valorize o bom profissional. Manter um local seguro e confortável não é barato.

Dessa forma, não se assuste ao pagar caro em uma perfuração ou método de alargar a orelha, mas se assuste ao pagar muito barato.

Busque profissionais que cumpram todos os critérios acima e aceite o valor cobrado.

E aqui vai uma dica muito boa: existem diversos grupos para troca de experiência em diversas redes sociais. Caso você não tenha tempo de fazer a pesquisa por conta própria, busque estes grupos para obter indicações de profissionais qualificados na sua região.

Onde Comprar Piercing?

Se você está procurando a joia perfeita para a sua primeira troca de piercing ou simplesmente deseja adicionar mais estilo à sua coleção, a Alargs Brasil é o destino ideal. Oferecendo uma ampla gama de piercings de alta qualidade e hipoalergênicos, incluindo opções em titânio, a loja garante que você encontre exatamente o que procura, independentemente do seu estilo pessoal. Desde designs minimalistas até peças mais ousadas e coloridas, todos os produtos são seguros, duráveis e exclusivos. Além disso, a equipe de especialistas da Alargs Brasil está sempre pronta para orientar você em sua escolha, assegurando uma experiência de compra e troca sem igual. Visite o site https://www.alargs.com.br/piercing para explorar a coleção. Escolha Alargs Brasil para uma troca de piercing segura, estilosa e com total confiança. 🌟

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *